Ticker

6/recent/ticker-posts

OSSUFO MOMADE QUEIXA PARA VENÂNCIO MONDLANE E A CAD POR ESTAREM A USAR A POMBA COMO SÍMBOLO.

 

OSSUFO MOMADE QUEIXA PARA VENÂNCIO MONDLANE E A CAD POR ESTAREM A USAR A POMBA COMO SÍMBOLO E CC REJEITA A SOLICITAÇÃO


O Conselho Constitucional (CC) rejeitou completamente o pedido de Ossufo Momade, candidato à Presidência apoiado pela Renamo, de impedir o uso de uma ave como símbolo da Coligação Aliança Democrática (CAD) - força política que apoia a candidatura de Venâncio Mondlane às presidenciais.


O CC rejeitou o pedido de Ossufo Momade, feito em 14 de junho, por estar em curso o processo de verificação das candidaturas à Presidência da República de Moçambique, pelo que "o pedido do requerente fica prejudicado".


"Veio a este órgão jurisdicional o senhor Ossufo Momade, cidadão moçambicano que submeteu candidatura para o cargo de Presidente da República (...), impugnar o símbolo eleitoral de candidatura ao mesmo cargo do senhor Venâncio Bila Mondlane, suportada pela CAD -- Coligação Aliança Democrática, cujo elemento de identificação eleitoral é uma ave, designadamente, a pomba", lê-se no acórdão do CC, enviado ontem à comunicação social.


Segundo o documento, Ossufo Momade, líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e candidato apoiado pelo partido às presidenciais, alega que a ave usada pela CAD como símbolo pode causar uma "confusão irreparável no eleitorado no momento da votação", deduzindo que aquela coligação tem a intenção de roubar os seus votos e do seu partido.


Na fundamentação, Momade afirma que, ainda que se diga a espécie, o eleitorado terá dificuldades de identificar a ave durante o momento de v

Enviar um comentário

0 Comentários